9 - RITU - RITUAIS DA CONGREGAÇÃO MARIANA


Bênção das medalhas e Fitas


S: A nossa proteção está no nome do Senhor.
T: Que fez o céu e a terra.
S: Ouvi, Senhor, minha oração.
T: E chegue até vós o meu clamor.
S: O Senhor esteja convosco
T: Ele está no meio de nós.
S: Oremos. Deus onipotente e eterno, que não reprovais que sejam esculpidas as imagens de vossos Santos, para que todas as vezes que as contemplamos com os olhos de nosso corpo, outras tantas como os olhos da mente meditemos a fim de imitar seus exemplos e sua santidade, nós Vo-lo pedimos, dignai-Vos abençoar (†) e santificar estas medalhas cunhadas em honra da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, e concedei que todo aquele que, diante delas, procurar honrar e venerar suplicante a Beatíssima Virgem, por seus méritos e intercessão, obtenha de Vós a graça na vida presente e a eterna glória na vida futura. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor.
T: Amém.

(O celebrante asperge as medalhas com água benta).

Recepção de novos aspirantes 

Secretário: Movidos pelo desejo de servir a Deus, sob a especial proteção da virgem Maria, nossa Mãe, aproximem-se (NOMES), que serão recebidos no estágio de Aspirantes, para que, quando devidamente preparados e, conforme o caso, a idade os permitir, possam ser admitidos como Candidatos à Congregação Mariana.

(Os chamados se aproximam e, ajoelhados, dizem em conjunto).

Neo-aspirantes: Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa, eu Vos escolho por minha especial Protetora e confio na vossa intercessão para de tal forma viver e amar vosso Filho, fugindo do pecado e servindo à Santa Igreja, para que possa um dia ser admitido como Congregado Mariano. Amém.

(Após a imposição de fitas pelo Celebrante, retornam aos seus lugares)


Recepção de Noviços

Secretário: Movidos pelo desejo de servir a Deus, sob a especial proteção da virgem Maria, nossa Mãe, aproximem-se (NOMES), que serão recebidos no estágio de formação de Noviços na Nossa Congregação mariana e farão sua Consagração temporária à Virgem Maria, na esperança de se mostrarem dignos de serem admitidos, um dia, como Congregados Marianos.

(Os chamados se aproximam e ficam de pé diante do celebrante)

Celebrante: Meus filhos, Deus Nosso Senhor que lhes despertou no coração este desejo, os ajude a se tornarem dignos desta graça insigne de serem contados, um dia, entre os membros consagrados da Congregação Mariana.

(Os chamados se ajoelham e proferem em conjunto sua Consagração Temporária à Virgem Maria).

Neo – Candidatos: Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa, eu, movido pelo desejo de ser recebido como filho consagrado ao Vosso Amor, prometo, com auxílio da graça divina, imitar vossas virtudes e viver seguindo vosso Filho para merecer a graça de ser recebido, um dia, como Congregado Mariano. Prometo, portanto, ingressas, quando for julgado digno, na Congregação Mariana para nela procurar crescer sempre mais, com o auxílio divino, na vida de santidade e no serviço a deus na Santa Igreja. Assisti-me com vossa proteção materna para que seja sempre fiel a este propósito e possa merecer a graça que tanto almejo. Amém.

Celebrante: Em nome da diretoria da Congregação Mariana Nossa Senhora de Fátima e São Paulo Apóstolo, admito-os como noviços, candidatos a Congregados marianos, conforme a promessa que acabam de fazer aos pés da Virgem Maria. Procedam, de hoje em diante, de tal forma que possam alcançar a graça que pediram à Virgem Maria. Rogamos a nossa Mãe Celeste, a São Paulo e a todos os Santos e Beatos que nos precederam como Membros insignes das Congregações Marianas, que intercedam por todos nós, junto a nosso Deus e Senhor, para que desça sobre cada um a bênção divina, em nome do Pai (†) do Filho do Espírito Santo.

Todos: Amém.

( Após a imposição das fitas pelo Celebrante, Neo-Candidatos retornam a seus lugares).

Recepção dos Novos Congregados Marianos

Secretário: Para o louvor e glória da Santíssima Trindade e em honra da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa, aproximem-se (NOMES), que desejam se consagrar pública e definitivamente à Virgem Maria como Congregados Marianos.

(Os chamados se aproximam e ficam de pé, respondem ao Presidente da CM que se colocou em pé ao lado celebrante)

Presidente: Desejais ser admitidos nesta Congregação Mariana para nela, com a proteção da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa querida Mãe, dedicar toda vossa vida ao amor e seguimento de Cristo Nosso Senhor e ao serviço de sua Santa Igreja?

Noviços: Desejamos de todo coração.

Presidente: Quereis empenhar todas as forças para aumentar a caridade fraterna nesta Congregação, edificar o próximo com os exemplos de vossa devoção e piedade e com a santidade de vossa vida e costumes?

Noviços: Assim o queremos.

Presidente: Prometeis observar fiel e amorosamente, em toda vossa existência nesta terra, a Regra de Vida das Congregações Marianas do Brasil, amar fraternalmente vossos irmãos Congregados, respeitar os dirigentes, ouvir e seguir seus conselhos em tudo que disser respeito ao bem comum da Congregação em sua vida mariana e seu trabalho na Santa Igreja?

Noviços: Assim o prometemos.

Presidente: Caríssimos irmãos,o que desejais, querei e prometeis é um propósito muito agradável à Virgem Maria e a seu Filho Divino. Consagrados ao serviço divino sob a proteção de nossa Mãe Santíssima, ficai certos de que nunca vos faltará a graça do céu, se fordes fiéis em corresponder generosamente ao que vos pede a vida de Congregado Mariano, Confiados, pois, na graça divina, formulai agora a Consagração Mariana na qual sereis acompanhados por vossos irmãos marianos que renovarão a mesma Consagração que um dia fizeram a nossa Mãe querida.

(Os noviços e os congregados se ajoelham)

Candidatos e Congregados: Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa, eu, ainda que me reconheça indigno de ser vosso filho e de colocar-me no número de vossos servos, movido, contudo, pelo desejo de ter-Vos por minha Mãe, Modelo e celestial Protetora, e de servir, a vosso exemplo, a Jesus Cristo, vosso Filho Divino e sua Santa Igreja, na presença de meu Anjo-da-Guarda, de toda corte celeste, em especial de Nosso Padroeiro São Paulo Apóstolo e de todos os Santos e Beatos que me precederam como Congregados Marianos, faço publicamente minha Consagração como Congregado Mariano, como ela é entendida na regra de Vida das Congregações Marianas do Brasil, aprovada pela Santa Igreja. Prometo, portanto, procurar com todas as minhas forças, sob a vossa materna proteção e confiado na Graça divina, crescer na busca da santidade pessoal, e emprenhar-me com todo ardor em fazer conhecido, amado e seguido vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, Redentor dos homens. Suplico-vos, pois, Mãe querida, me recebais no número dos filhos a Vós consagrados. Fazei que minha vida, daqui para o futuro, seja digna desta graça insigne que me concedestes. Protegei-me sempre, em todos os perigos da alma e do corpo e acolhei-me, Mãe de Misericórdia, na minha hora derradeira. Amém.

(Congregados se levantam e os Neo-Congregados permanecem de joelhos)

Neo-Congregados: Tendo feito minha Consagração pública e definitiva à Santíssima Virgem Maria, assumo publicamente o compromisso de ser um verdadeiro Congregado Mariano, honrando minha fita azul e as tradições espirituais que me deixaram os que me antecederam. Por isso, assino meu nome no Livro de Inscrição dos Congregados da Congregação Mariana Nossa Senhora de Fátima e São Paulo Apóstolo.

(Os Neo- Congregados se levantam e cada um se dirige à mesa, especialmente preparada para assinar o livro de membros da C.M).

Celebrante: Em nome da Diretoria da Congregação Mariana de Nossa Senhora de Fátima e São Marcos, vos recebo como membros consagrados das Congregações Marianas do Brasil. Que vossos nomes, agora inscritos nos registros desta Congregação Mariana, sejam também inscritos eternamente no céu. Em nome do Pai (†) e do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Celebrante: Digne-se Deus, Nosso Pai e seu Filho Jesus Cristo, conceder-vos a luz e a força do Espírito Santo, e , assim como vos escolheu para filhos diletos da Virgem Maria, vos receba também a todos na sua glória eterna.

Todos: Amém.

 (A assembléia senta-se; os Neo-Congregados se aproximam, cada um por sua vez, do Celebrante, ou este se dirige diretamente a cada um que permanece em pé e em fila. Entregando a fita com a medalha que cada Neo-congregado oscula, ajudado pelo Presidente, coloca sobre os ombros)

Celebrante: Recebe a  insígnia da Congregação Mariana como sinal de tia Consagração Pública à Virgem Maria e procura levá-la sempre com amor, honrando a promessa que acabas de fazer como digno filho de tão Santa Mãe.

Neo-Congregado: Amém.

(Entregando o distintivo mariano ao presidente que o coloca no Neo-Congregado)

Celebrante: Recebe o distintivo de Congregado Mariano. Leva-o sempre contigo para recordar-te em todos os momentos de tua vida o compromisso que acabas de fazer de dar a todos o testemunho de tua fé, de tua dedicação à Santa Igreja, de tua fidelidade a seus Pastores, de modo especial ao Santo Padre, o Papa, de empenhar-te com todas as forças na busca da santidade pessoal e na entrega ao trabalho apostólico.

Neo-Congregado: Amém.