8 - SIMB - SÍMBOLOS UTILIZADOS PELAS CONGREGAÇÕES MARIANAS



Conheça os principais Símbolos utilizados pelas Congregações Marianas no Brasil

Fita


“Faz parte da tradição das CCMM ibéricas o uso de fita para segurar medalha da Consagração ao pescoço na altura do coração. Somente as CCMM oriundas de Portugal e Espanha usavam fitas zuis. O gesto foi imitado pelas suas colônias, se bem que países latino-americanos, como o Peru, usavam cordões entrelaçados no lugar da fita. Congregações italianas usavam uma fita azul e branca” (1). Inicialmente o uso era bem simples: uma fita inteiriça, com um laço unindo as pontas junto com a medalha pela frente. A largura era mediana como a atual em uso no Brasil. (2)

Há alguns que dizem que o uso da fita remete-se a uma influência maçônica na Igreja. Não é verdade. Comendas e colares eram dados em profusão na Idade Média por pessoas que obtinham alguma dignidade especial (3)

A fita representa o manto da Rainha dos Anjos e Santos sobre um filho dileto. É um sinal externo e sensível de uma promessa pública feita pela pessoa a Santíssima Virgem.  Nesta promessa destaca-se a ascese pessoal e da Comunidade, bem como a disponibilidade para o serviço da Igreja na salvação das almas, daí a recomendação de seu uso na Liturgia e nas Paraliturgias.

Inúmeros são os fatos relatados pelo uso contínuo das fitas azuis pelos congregados no Brasil. Um fato bem comentado é do então Presidente Getúlio Vargas, quando de uma concentração de congregados no Rio de Janeiro, em 1934, admirou-se tanto com o número de homens de terno branco e tas azuis que exclamou:

“Parecem um exército ! Que será de nós se eles vierem a se rebelar !” Ao que prontamente um prelado ao seu lado replicou:

“São o exército branco da paz de Nossa Senhora, sr. Presidente. Não precisamos temer e, sim, confiar. Eles estão sempre dispostos a ajudar nossa nação !” (4)

Destarte dizer do bem para a comunidade a presença visível de tantos lhos de Maria em seu meio. Aos sacerdotes, a visão do exército azul significava um alento, um alívio,

perante a preocupação do grande trabalho de almas ainda a alcançar…

Papa Pio XI dizia frequentemente que gostava de ver um congregado mariano. Perguntado do porquê, respondia: “ quando vejo um congregado mariano, também vejo atrás dele ao menos dez bons católicos.” (5)

(1) – Antonio Maia, op. cit.
(2) – “CCMM. na China e em Macau”, op. cit
(3) – Barsa, op. cit.
(4) – D. José Gonçalves da Costa, CSSR, Arcebispo de Niterói (RJ), Homilia no Dia Nacional do Congregado Mariano, Basília de Nossa Senhora Auxiliadora
(5)  – Magisterio Pontificio de las CCMM, op. cit.
Fonte: Perguntas a um Congregado – de Alexandre Martins, c.m.


Bandeira